

Principais Fornecedores:
Painel: Esquadrias de Alumínio Runtzel
Guarda corpo: Renovare Móveis
Mobiliaria: Bascuia Indústria da Móveis
Luminária: Luxion Iluminação
Principais Fornecedores:
Painel: Esquadrias de Alumínio Runtzel
Guarda corpo: Renovare Móveis
Mobiliaria: Bascuia Indústria da Móveis
Luminária: Luxion Iluminação
“O congresso dá ênfase à difusão do
conhecimento de assuntos técnicos pertinentes
ao especialista em iluminação, trazendo um alto
nível de palestrantes, com respeitáveis currículos”,
ava liou a arquiteta Fernanda Tissot. Para ela,
os dois pontos altos dos seminários foram as
palestras de Luc LaFortune (Lighting Design
Philosophies) e de Michael Rohde (Light and
color: supporters of Health). Revista Lume Arquitetura Ed.27
Palestra de Fran Barros
Os horários de funcionamento do Centro de Memória dependeriam do agendamento de visitas. Por isso a idéia inicial do grupo de projeto seria manter a iluminação do museu acesa somente durante as visitas.
A minha preocupação era que, devido a cor escura do ambiente, a luz da sala de espera vazasse para dentro do museu, criando assim um efeito não desejado: o de uma caverna.
Para evitar esse efeito, foi definida que a cor da parede dos fundos seria um tom mais claro que o restante do ambiente. Essa parede então recebeu, ao longo dela, uma arandela (Myxa.metro) de luz indireta com lâmpadas fluorescentes 32w de temperatura de cor de 4.000°K.
A idéia então é que, ao logo do dia, quando não aberto para a visitação, a luz indireta fique acesa e o museu então assume um caráter de vitrine.
O uso de lâmpadas fluorescente combinadas com reatores eletrônicos assumem o compromisso da redução do uso de energia elétrica.
Para a ambientação do Centro de Memória, foram criados cenas do cotidiano delimitadas por tablados. Assim, usou-se o conceito de cenas. O pé direito do espaço era baixo, portanto surgiu a necessidade do uso de uma lâmpada halógena que não prejudicasse o acervo. Foi utilizada então a lâmpada PAR30 75w/30°.
Cada cena recebeu um circuito diferente para que pudesse atuar de forma independente.
Para a iluminação dos cubos expositores foram utilizadas lâmpadas halógenas dicróicas 50w/36°.
Principais Fornecedores
Luminárias: Luxion Iluminação
Lâmpadas e Material Elétrico: Magnani Material Elétrico
Tintas: Reck Tintas
Para contrastar com os elementos existentes na casa (muito vidro, concreto e piso frio em ardosia) foi usado nas paredes, como revestimento, madeira.
E continuando com a idéia do contraste e da leveza do ambiente, os móveis foram projetados na cor branca.
Para aproveitar as características do espaço (originalmente, quando residência, o ambiente onde hoje é a recepção era o salão de festas), foram criados biombos móveis. Por trás desses biombos está a churrasqueira e cozinha. Fora do horário comercial a recepção pode se transformar em um amplo espaço de festas e confraternização.
A iluminação foi projetada de modo que cria-se dois tipos de ambientes para acompanhar a versatilidade do espaço. Com o sistema de iluminação Luxion Flex, mesclou-se lâmpadas halógenas e fluorescentes originando uma iluminação geral e/ou pontual, mais intimista.
Para a área de trabalho, pensou-se em bancadas livres de qualquer barreira, para que nada impedisse as idéias de fluirem. Usou-se a mesma linguagem dos móveis da recepção.
Fotos: Thiago Longhi
Principais
Fornecedores:
Marcenaria: Madeluguer
Iluminação: Luxion Iluminação
Louças: Deca
Logomarca: Popeye Displays
Intervene Computação Gráfica LTDA.
rua fioravante miranda 509 - 95032-110b. colina sorriso caxias do sul rs brasil54 3201-1949 intervene@intervene.com.br
Ano 1980. Um grupo de pessoas busca a iniciação na arte fotográfica e funda o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.Ano 2007. Bem vivo, com ânimo renovado, o foco e os estudos dessa linguagem artística continuam ainda mais eloqüentes para os novatos e para os veteranos.Os mistérios do "quarto-escuro", onde revelávamos nossas fotografias, se transferiram para um computador. Afora a troca de ferramentas, nada mudou. Olhar, sentir, estar consciente, estar preparado, viver com intensidade o momento mágico do aprisionamento da imagem ou do roubo de um pedacinho do mundo, isto não muda. É o modo de nos expressarmos. Um estilo de vida, a concretização de um pensamento em um único clic.Nos revelamos através da fotografia, e os OLHARES dos participantes desta exposição desnudam CAXIAS. Temos aqui obras de arte e também documentos. Retratos de uma época. Imóveis, impassíveis e imutáveis. O fotógrafo, os equipamentos, os cenários, tudo irá se modificar e passará... a fotografia não!
Fotografia significa escrever com luz ou grafar com luz. Qual luz? A que tudo ilumina ou a luz do interior de nós próprios?...
Clube do Fotográfo de Caxias do Sul
Outono de 2007
Foi estudado também a melhor disposição das obras nos painéis existentes na galeria. Para isso pensou-se em criar um ritmo diferenciado, para que rompesse com a lineariedade.
Cada painel ganhou um lay-out específico onde foram mesclados temas, cores e orientação das obras.
Fotos: Celso A. Tissot
Exposição OlhAres Caxias
Visitação de 05 à 28 de junho
Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim - Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. Rua Dr. Montaury, 1333 - Caxias do Sul/RS. Tel.: 54 3221 3697
Principais Fornecedores:
Marcenaria: Bascúia Ind. de Móveis.
Iluminação: Magnani Materiais Elétricos.